A revitalização da biblioteca da nossa escola nasce de um desejo coletivo. Em 2014, verificamos que a escola Cynthia Cliquet Luciano não possuía um espaço agradável para a realização de aulas de leitura. A sala destinada para a biblioteca estava sendo utilizada para armazenamento de livros didáticos, o que reduzia drasticamente os espaços para acomodação dos alunos e para a organização dos livros literários. Além da falta de espaço, a escola não possuía muitos livros literários e nem uma pessoa responsável pela organização e empréstimo desses livros aos alunos.
Dessa forma, em atendimento à proposta do material São Paulo faz escola (apostila 2) de Língua Portuguesa, decidimos, os alunos dos 6os anos A, B, C, F e G e alguns professores, revitalizar o espaço “Sala de leitura” e colocá-lo para funcionar. A partir do dia 13 de outubro de 2014, realizamos as seguintes atividades: transferência dos livros didáticos para armazenamento em outra sala, recuperação das estantes onde ficavam guardados os livros (limpeza, reforma, pintura), campanha para arrecadação de livros literários: na escola, no bairro, nas redes sociais; campanha para arrecadação de um tapete, almofadas e pufes; criação de um grupo de bibliotecários mirins, diretamente responsáveis pela organização e manutenção do espaço da biblioteca.
No dia 25 de fevereiro de 2015, a sala de leitura “Miguel Santoro” foi reinaugurada e começou a funcionar como um espaço alternativo para os alunos, um local onde podem frequentar tanto para leitura por prazer (de livros e gibis) como para pesquisas. Os alunos também podem realizar empréstimos de livros para leitura em casa, o que amplia o alcance do acervo da escola para toda comunidade escolar.
Em julho de 2015, o acervo da sala de leitura foi automatizado em planilhas de Excel, sob orientação da bibliotecária Clélia Cantos. A classificação e a catalogação das obras receberam um sistema próprio, de acordo com o assunto, de forma a ter continuidade mesmo sem a presença de um bibliotecário.
Em 2019 a sala de leitura ficou sob a responsabilidade das funcionárias Jamile Salamene (Readaptada) e Maria Regina Silva Santos.