Camila Puertas Santos
Thiago de Melo Curci
Elis Regina Silveira Vasconcelos de Lima
José Luis da Costa Neves
Olga Sueli Silva Cordeiro
Lourdes Carvalho Lippi
Reginaldo Ferreira Prates
Vânia Maria Pinheiro Alves de Matos
Yolanda Goetzinger
Emanuel Antonio de Rezende Araújo
Marina de Campos Maia
O hino da nossa cidade de São Sebastião diz “Por Deus, somos privilegiados, Sempre visitados por quem sempre quer voltar…”. Para muitos, nossa comunidade é apenas um lugar de passeio, um paraíso de beleza e diversão. Mas como é diferente para o caiçara! Existe um povo que fincou suas raízes em São Sebastião há muito tempo e tem história neste lugar!
O projeto empresta o nome do trabalho original desenvolvido pelo coletivo Treboada que criou e produziu quatro vídeos dos causos contados pela mestra Neide Palumbo, porém pretendemos dar voz a outros mestres e mestras da cultura caiçara. É isso o que você verá neste projeto encantador, o olhar do próprio caiçara sobre o lugar, suas memórias e experiências. Poder conhecer como o nativo viveu e vive aqui e voltar um pouco no tempo com suas lembranças engraçadas e envolventes. Descobrir as influências dessa cultura no nosso dia a dia, pois a cultura é dinâmica e vive em constante transformação, para assim compreender em que medida ela contribui na identidade de cada indivíduo e do território que habita.
A cultura é um forte elemento de formação da identidade de um povo ou grupo social e, por isso, o projeto Treboada, por meio da oralidade dos mestres e mestras da cultura tradicional caiçara, traça um panorama de importantes elementos da referida cultura tais como modos de ser e fazer expressos no contato com a natureza, nos costumes , mitos, ritos, lendas etc.
(...)