Jandira Peixoto de Oliveira nasceu na Enseada de São Sebastião em 07/12/1945. Filha de Salomão de Oliveira e Joaquina Peixoto de Oliveira, tem 14 irmãos, sendo dois homens e 12 mulheres. Cresceu na Enseada brincando, pescando e curtindo a natureza, onde viveu até se casar. Retornou mais tarde e vive na região atualmente. Estudou na escola da Enseada.
Jandira começou a trabalhar aos 10 anos, cuidando de criança e pegando marisco na praia em frente à sua casa na Enseada. Casou-se aos 16 anos com Benedito Aniceto dos Santos com quem teve 8 filhos.
É pescadora desde menina, atualmente tem barco e canoa de pesca. Sai de madrugada para armar a rede e somente retorna pela manhã. Vende em sua casa o pescado.
Jandira é a primeira mulher pescadora a pegar um Marlim de 2,30 m e um tubarão de 2,40 m.
Trabalhou como monitora de pesca e meio ambiente no projeto São Sebastião Tem Alma, ensinando para os estudantes das escolas da Enseada e Jaraguá a cultura Caiçara.
Mestra Jandira é protagonista do filme A mulher e o mar, direção de Ariane Porto e produzido pela organização São Sebastião Tem Alma. Também coleciona entrevistas para diferentes meios de comunicação.