A Língua Brasileira de Sinais (Libras) é reconhecida como meio legal de comunicação e expressão de pessoas surdas de todo o Brasil. A lei de número 10.436 foi aprovada no dia 22 de dezembro de 2005 e está em vigor desde então. Trata-se, portanto, da segunda língua oficial do nosso país! Ainda assim, há uma imensa carência de pessoas fluentes em Libras, e que consigam se comunicar com as pessoas surdas.
Assim como qualquer pessoa, o surdo necessita ir ao médico, supermercado, correio, banco, e essas simples ações do dia a dia tornam-se um verdadeiro suplício, devido à falta de profissionais habilitados. Até mesmo para estudar encontra dificuldades, pois são raros os professores que se interessam por Libras, o que acaba tornando o aluno surdo profundamente dependente da presença do intérprete.
Melhorar a comunicação e favorecer a interação entre alunos surdos e ouvintes foi o que motivou esse projeto desenvolvido pelo Eape da escola. As primeiras iniciativas de ensinar Libras através de músicas partiram dos intérpretes da escola, e a princípio poucos alunos aderiam. Aos poucos o Coral de Libras foi conquistando espaço, dentro e fora do Eape, atraindo alunos e ex-alunos da escola, com ou sem deficiência.
O trabalho com Libras na escola sempre foi bastante intenso, e contou com a parceria entre os intérpretes e os professores responsáveis pelo Eape. Cursos de formação para alunos e comunidade foram oferecidos gratuitamente pela escola, e hoje há vários ex-alunos destes cursos exercendo a função de intérpretes. Muitos alunos alcançaram a fluência em Libras, e têm excelente comunicação com pessoas surdas.
Em 2020, com a pandemia, o Coral de Libras continuou atuante, e os alunos passaram a receber as orientações de forma remota. Os vídeos produzidos usam toda expressividade da Língua de sinais para tratar de assuntos fundamentais na sociedade, como respeito à vida e diversidade cultural.
2 - Novas oportunidades pessoais e profissionais, já que existem ainda poucos profissionais com qualificação na área e uma grande demanda de exigências do mercado
3 - Mais agilidade no seu raciocínio, uma vez que estudando a Língua Brasileira de Sinais você aprende a pensar não só verbalmente, mas também visualmente e com mais rapidez. Na Libras é possível ter uma grande liberdade de expressão, por ser uma língua gestual que envolve a mente e a expressão do rosto e corpo, constituindo uma forma de expressão de ideias e sentimentos.
(...)