Katerine da Costa Pinto
Carlos Eduardo da Silva
Aparecido Donizete de Faria
Edward Cardoso
Geisa Andreia Martins
Alessandra Andrade
José Mário dos Santos Filho
Ana Paula de Oliveira Lopes
Antônio Marcelino da Silva
Mário Cesar Herculano Garrido
Márcia Gomes da Silva
Artur Augusto Gonçalves
O manguezal é um ecossistema costeiro de transição entre os ambientes terrestre, dulcícola e marinho, característico de regiões tropicais e sujeito ao regime de marés (SCHAEFFER-NOVELLI, 1995). Segundo POR (1994), um terço da costa brasileira é recoberta pelos manguezais. No município de São Sebastião/SP, segundo o SARACENI (2018), os manguezais remanescentes estão localizados nas praias das Conchas, da Barra do Sahy, do Topo Varadouro e da Enseada/Canto do Mar.
O manguezal da Enseada/Canto do Mar faz parte da APA Marinha do Litoral Norte, porém, a falta de fiscalização associada ao descaso da população local têm tornado essa região uma área desarmônica e fortemente impactada negativamente. A coabitação em um ambiente em processo de degradação gera nas pessoas um sentido de inadequação e de não pertencimento do meio.
Este trabalho surgiu em 2018, a partir de uma parceria entre os professores de Ciências (Ana Paula e Guilherme); Artes (Emanuel, Elis e Sônia); Geografia (Rafael, Márcia e Donizete); Língua Portuguesa (Marina) e Inglês (Manuela e Patrícia) da Escola Cynthia Cliquet Luciano, localizada no mesmo bairro, por acreditarem que a Educação Ambiental tem papel fundamental no resgate do sentido original de identificação e de contextualização, por uma educação voltada à participação e à cidadania. Por meio da Educação Ambiental, o cidadão é capaz de decidir de forma crítica e assertiva, ações que promovam a sustentabilidade (MEDEIROS et.al., 2017).
Em 2021, devido ao contexto da pandemia de Covid-19, a continuidade do projeto acontecerá majoritariamente por meio dos ambientes virtuais.
(...)